PROJETOS DE EXTENSÃO

Programa de Atividades Aquáticas da UFERSA

Este projeto tem por objetivo realizar um programa de iniciação, aperfeiçoamento e treinamento em atividades aquáticas para professores, técnicos-administrativos e estudantes de educação física, bem como praticantes de natação da região (público externo - crianças). Serão realizados módulos que correspondem aulas teóricas e práticas, bem como serviço de consultoria nas atividades desenvolvidas na piscina da instituição. Desta forma, pretende-se contribuir no processo de elaboração e execução deste programa para todas as idades e níveis de aprendizagem em diferentes turnos e contribuir no processo de elaboração e realização de eventos em atividades aquáticas da instituição, com fins de massificar a prática de atividades aquáticas em Mossoró a partir de instituições de ensino superior. Financiador: UFERSA. Coordenadores: Gustavo Henrique Gonzaga da Silva e Adalberto Veronese.



Projeto Gente da Maré (Parceria Brasil/Canadá): Desenvolvimento de Comunidades Costeiras no Nordeste do Brasil

A “marca” Gente da Maré, hoje é reconhecida por muitas comunidades costeiras por ter dado visibilidade aos pescadores e pescadoras artesanais que vivem da pesca extrativista do marisco e da ostreicultura familiar nos Estados da Bahia, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. A gestão do projeto buscou encontrar um meio termo entre as macro diretrizes formuladas em Brasília, a atuação das Superintendências Federais do Ministério e a realidade local das comunidades costeiras. Para alcançar este objetivo o Projeto contou com Grupos de Trabalho Interinstitucionais que se reuniam sistematicamente para definir as prioridades e readequar seu rumo. Neste sentido, o Projeto GDM seguiu a definição da instituição financiadora em aplicar a metodologia de gestão para resultados, flexível para incorporar as necessidades específicas de cada região do Projeto. O Projeto GDM publicou: i) cartilhas Comunitária sobre Saúde no Trabalho da Marisqueira; ii) livro de receitas intitulado “Marisco na Culinária Nordestina” e iii) Livro Gente da Maré: Aspectos ecológicos e socieconômicos da mariscagem no nordeste brasileiro. O projeto também foi um dos três finalistas do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social de 2015.

Projeto Rio Apodi/Mossoró: Integridade Ambiental a Serviço de Todos. Coordenador da Área Ambiental. (Programa Petrobrás Ambiental)

Descrição: O projeto de pesquisa teve duração de dois anos e desenvolveu ações de preservação, recuperação, capacitação técnica de gestores e educação ambiental da comunidade, para promover a conscientização, a valorização e o uso racional da água do rio Apodi/Mossoró, contribuindo para uma gestão sustentável e integrada da bacia. O projeto teve ainda como objetivos específicos o monitoramento dos ecossistemas aquáticos da bacia hidrográfica do rio Apodi/Mossoró; a sensibilização da comunidade através de práticas de educação ambiental e identificação, zoneamento e manejo de áreas degradadas da mata ciliar na bacia hidrográfica, além da implantação de uma área piloto com um banco de sementes, viveiros de mudas e plantio de 25 ha de mata nativa..
Financiador(es): PETROBRAS.